domingo, 22 de janeiro de 2012

Esta poesia é dedicada à vencedores

Penso que ter um ideal, é bem mais do que apenas desejar alguma coisa.

Penso que para ter um ideal, é preciso sacrifícios, é preciso muitas vezes passar fome, passar sede para atingir o que tanto almejo.

Penso que para alcançar um ideal, tenho que dar o primeiro passo, mesmo que diante de mim, encontre-se pedras, espinhos e pedregulhos e vejo que meus pés estão descalços.

Quem tem um ideal, não pode ficar parado, não pode deixar-se prender por nada...

Quem tem um Ideal, tem visão de águia, vê além, vê acima das nuvens mais negras e sombrias e, quando avista o alvo, numa descida certeira, agarra sua presa e sai vitorioso.

Quem tem um ideal, compartilha este ideal, compartilha a trajetória, compartilha o sofrimento, compartilha as vitorias.

Quem tem um ideal, às vezes é solitário, tem que tomar decisões urgentes, tem que andar pra frente, não se importando a que horas, com quem e aonde...

Quem tem um ideal, sofre calado a dor de amor rompido, a dor de um desenlace, a incompreensão da humanidade, e às vezes, até mesmo da família, que ao invés da ajudar, coloca rédeas e condições, que limitam um vencedor.

Vencedor não vê horizontes, não vê barreiras, não vê dificuldades, não vê nada que possa o impedir de alcançar seu objetivo.

Vencedor não para, vai até o fim e, quando tentam pará-lo, ele recua um passo, toma outro caminho, faz uma pausa, retoma o fôlego e, se mesmo assim, ainda tiver alguém a sua frente para impedi-lo... Como um trator, ele passa por cima.

Vencedor não sonha... Pois se assim fosse, facilmente ele desistiria de lutar...

Vencedor tem objetivos e por eles, não mede conseqüências e avança.

Por estes objetivos, vencedor tem prioridades que procura fielmente cumpri-las, deixando assim suas marcar nos anais da historia.

Vencedor não tem duplo ânimo, pois quando começa a desanimar, ainda que olhe para o chão, ele vê todo o mapa de sua trajetória e percebe que a mina do tesouro está muito mais perto do que voltar para trás.

Vencedor não tem personalidade dobre, é sincero, planeja e projeta com precisão seus passos, atitudes e até mesmo o que vai falar, para que não sua palavra não caia por terra e o desminta.

Vencedor não se esconde atrás de pretexto, não dá desculpas, nem inventa histórias...

Vencedor assume compromissos e por conta deles, ainda que impossibilitado... cumpre.

Vencedor não quer ser nem o ultimo, muito menos o segundo...

Dá o melhor de si, esforça-se, luta com garra, tem paciência, é persistente... ás vezes fala NÃO; porque tem em mente que vencer não é fácil, não é para qualquer um: só os melhores vencem.

Os melhores são reconhecidos, os melhores alcançam seus idéias...

Depois, da vitoria alcançada, ai sim, o vencedor vem fazendo o caminho inverso para retribuir um a um, dos que lhe estenderam a mão, dos que lhe deram um copo de água fria, dos que secaram seu suor, ou lhe deram uma migalha de pão...

Vencedor é assim, compactua com aqueles que ao longo do caminho lhe empurrara, lhe incentivara, lhe apontara o alvo, quando suas vistas já estavam turvas...

Nem sempre que o ajuda é uma pessoa dócil, generosa ou de boas palavras...

Vencedor sabe que encontrará pessoas brutas, pesadas de palavras, mas que se fosse de outra forma, o vencedor nunca seria vencedor, porque tem hora em que é preciso ouvir verdades, ouvir palavras que machucam aos ouvidos e dão força à alma...

Vencedor é assim: não escolhe o melhor caminho, a melhor companhia, os melhores amigos, nem as melhores condições climáticas...

Vencedor sabe que tem que lidar com os desafios, com a diversidade e com a fúria dos fenômenos naturais...

Às vezes, vencedor se vê tão só, que até a família parece que o atrapalha. E atrapalha mesmo...

Atrapalha quando cobra o horário, quando cobra a presença, quando cobra ate o dinheiro da comida e do aluguel; vencedor sabe de seus compromissos, não esta fugindo deles, mas vencedor tem um ideal.

Ideal de crescer, ideal de vencer, ideal de não ser apenas mais um em meio de uma multidão...

Ideal de sair do anonimato, ideal de ser reconhecido, ideal de dar sim a sua família, melhores condições de vida, de ter um salário digno, de poder ir ao mercado, à farmácia e à feira, de ter um dia de lazer e descanso, de ter uma educação de qualidade, de ter saúde de verdade e não ficar refém da vida... da vida que querem que ele tenha.

Vencedor quer viver a vida que escolheu para viver...

Vencedor quer ter vida própria, escolher o que vai comer, beber ou vestir... Vencedor quer desbravar horizontes, porque sabe o potencial que tem e sabe o quanto pode fazer por alguém.

Vencedor é assim: como eu e como você... Vence desafios e conquista o impossível!

Mas nem todos nascem para ser vencedor... Vencedor é diferente...

Pois quando a torcida o manda parar, ele sempre vai pra frente, pra frente, pra frente...

Vencedor é surdo: não ouve palavras de desanimo e derrota...

Não ouve quando dizem que ele não vai conseguir, não ouvem quando o insultam, o ofendem, o magoam...

Palavras parecem não ter sentido aos ouvidos do vencedor....

Parece que ele está ouvindo:

“Vá em frente!”

“Siga seu caminho!”

“Não desanimes!”

“Vá, que fico aqui até que voltes!”

Todas as palavras convergem para seu sucesso.

Vencedor nem parece que é gente! Não tem arrogância, não é ciumento, é paciente, mas não é massa de manobra... E, como diz as Escrituras... vencedor deve ser “simples como a pomba e astuto como a cobra”...

Vencedor nem parece ser gente... deve ser dócil como a ovelha, com a garra e atitude de um leão...

Vencedor é assim... Como eu e como você...

Você é um VENCEDOR???

TEM CERTEZA???

ENTÃO, AJA COMO UM VENCEDOR!

O IDEAL, NEM SEMPRE PODE VIR A SE TORNAR UM OBJETIVO.


18/12/2011